quarta-feira, 15 de outubro de 2008


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui a melhor imagem internacional na região latino-americana, enquanto que o colombiano Alvaro Uribe é o chefe de Estado mais popular dentro de seu próprio país, segundo uma pesquisa realizada em 22 países pelo Barômetro Ibero-americano de Governabilidade 2008 e publicada nesta terça-feira (14/10) na imprensa local.


De acordo com a pesquisa divulgada pelo jornal El Tiempo, o presidente brasileiro gera a maior simpatia entre os cidadãos ibero-americanos, com 53,8%, seguido por Michelle Bachelet, do Chile (45,9%), e o mexicano Felipe Calderón (45,6).


O mais impopular na região, segundo a mesma pesquisa, é o presidente venezuelano Hugo Chávez, com 26%.


Em relação à aceitação dentro de seus próprios países, o colombiano Alvaro Uribe lidera a lista de aprovação interna com 85%, seguido por Lula, e o uruguaio Tabaré Vásquez, com uma aceitação - cada um - de 67%.


Em seguida, estão Rafael Correa, do Equador, com 57%, Evo Morales, da Bolívia, com 56%, e Chávez (54%).Esta pesquisa é realizada desde 1992 por parte do Consórcio Ibero-Americano de Pesquisa de Mercado e Assessoramento (Cima), que, para o presente ano, realizou 12.401 entrevistas em 22 países da região, entre maio e junho.

Fonte: France Press

Nenhum comentário: