
Funcionário da Georadar mostra explosivos recuperados. Fotos: Gilson Teixeira
A “Operação Nitroglicerina” foi desencadeada por equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) com o apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior, que identificaram os envolvidos bem como a localização dos explosivos.
Na ação foram presos Higgor Pereira da Silva, 31 anos, e Antonio Fernando Ferreira dos Santos, vulgo “Baixote”, de 30 anos, ambos maranhenses. Todo o material furtado foi encontrado em uma chácara pertencente a “Baixote”, localizada no Povoado Centro de Estevinho, nas proximidades de Dom Pedro.
O assalto foi praticado por cinco assaltantes, que levaram cerca de cem quilos de dinamites distribuídas em quatro caixas de 25 quilos cada uma. A polícia tenta prender os outros três bandidos.
Segundo o secretário Aluísio Mendes (Segurança), a ação do bando não se restringe somente ao Maranhão. “Essa quadrilha repassava informações a outras que agiam no Norte/Nordeste e já estava negociando a dinamite. Desde o início do ano, cerca de cinquenta assaltos a agências bancárias nessa região foram realizados”, disse.
O secretário informou que recentemente, uma agência de São Domingos foi atingida por uma ação criminosa que utilizou menos 1 kg de explosivos.
Ainda de acordo com Aluísio, a quadrilha foi desbaratada e desarticulada após um trabalho desenvolvido por uma série de técnicas apuradas de investigação envolvendo inclusive infiltrações de agentes-investigadores de Polícia Civil na quadrilha. As investigações facilitaram na busca e prisão de outro bando que agia no Ceará.
Higgor e Antonio estavam negociando a venda da dinamita para quadrilhas de outros estados. Além de assaltos a agências bancárias, eles também são responsáveis por diversos crimes de roubos e furtos a caminhões de cargas pesadas nas rodovias do Norte e Nordeste.

Os assaltantes de bancos Higgor Pereira, Antonio Fernando e Antonio Marcos
Outro assaltante de banco
Durante a coletiva, a polícia apresentou também, outro assaltante de bancos. Antonio Marcos Santos, o Marcos Goiano, 39 anos, foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva: um expedido pela Comarca de Santa Quitéria, no povoado Siquelândia, a 40 km de Buriticupu, por assalto a agência bancária e outro, expedido pela 2ª Vara Criminal de Imperatriz, por formação de quadrilha. Ele é responsável pelo assalto ao banco do Bradesco em Santa Quitéria, ocorrido no dia 3 de fevereiro.
O acusado foi preso em uma residência no povoado Siquelândia. Com ele a polícia apreendeu uma espingarda. A prisão ocorreu na última quarta-feira passada. Ele teria passagem pela polícia por vários assaltos.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança).
(blog Decio Sá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário