quinta-feira, 22 de março de 2012

Dom Pedro Festeja a Certificação da Comunidade Cruzeira em Quilombola.

 

A Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) entregaram  o Certificado de Autodefinição à  comunidade quilombola Cruzeiro, localizada no município de Dom Pedro, no Maranhão, no dia  17 de março. Participaram da cerimônia, a Prefeita do município Arlene Costa a representante regional da FCP/MA, Ana Amélia Mafra; a secretária da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; a secretária adjunta, Benigna Almeida; a gestora de Ações Afirmativas da SEIR, Jacinta Maria, represente do SENAR Carlos Antonio e o gestor de política afirmativa do município Francimar Melo e os secretários Municipais e vereadores.
.
Para a representante da Fundação Palmares, Ana Amélia, a certificação é o primeiro passo para que a comunidade quilombola Cruzeiro tenha acesso às políticas públicas e possibilita a abertura do processo para ter a titulação de suas terras junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). “Ter o certificado garante a identidade da comunidade e das famílias que nelas vivem.”, enfatiza.  “Vamos dialogar com a comunidade e convidá-la a refletir sobre a importância da certificação”, afirma a secretária adjunta da SEIR, Benigna Almeida.

A prefeita Arlene Costa citou do “grande apreço que tem por esta comunidade e não tem medido esforço para ajudar no desenvolvimento do cruzeiro” o gestor de Política Afirmativa de Dom Pedro Francimar Melo, expressa “a sua gratidão aos parceiros e falou das lutas desde 2009 que tem trabalhado em prol deste momento que e a coroação da entrega do certificado a comunidade cruzeira”.


E encerrando a cerimônia a presidente da Associação Lindalva “agradeceu por tudo e pelo reconhecimento da comunidade disse que um momento de alegria para todos nós”. 



















Nenhum comentário: